1905 Trafegando à noite, pela pista da esquerda da Rodovia Presidente Dutra, sentido Rio-São Paulo, já no Estado bandeirante, em trecho onde inexistiam placas sinalizadoras, motoristas de um passat, recentemente importado, tem o seu curso normal bruscamente interrompido pelo impacto contra um cavalo preto, que saíra do canteiro central, onde se encontrava dentre arbustos mal conservados. Ao atropelar e matar o animal danificou, por esse fato, o veículo alemão.
O dono do cavalo propôs contra o proprietário do automóvel ação de indenização, alegando que deve ser ressarcido da forma mais ampla de todos os prejuízos, consistentes no valor do equino, que era usado em pequenos transportes, por meio de uma carroça, lucros cessantes, juros de mora desde a data do fato e honorários advocatícios, no valor de 20% sobre o total da indenização.
Sucintamente, consultado pelo proprietário do passat, na função de Defensor Tabelar, considerando-se ter a ação sido proposta pelo procedimento sumário, indique a linha de defesa.
Diga também, igualmente de forma objetiva, se o proprietário do veículo, que teve perda total, pode demandar a respectiva indenização e, na hipótese afirmativa, contra quem e por que?